Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação Dólar

Carregando...

Parceria entre setor público e iniciativa privada combate à dengue em Santo Antônio do Sudoeste

A proposta foi apresentada pelo biólogo e empresário Nelson Pagno Moreira, com apoio das empresas Dedetizadora Brio Limp, Unidomi Saúde Ambiental e Casa do Veneno

Na terça-feira, 8 de abril, o Município de Santo Antônio do Sudoeste (PR) recebeu o protocolo oficial de um projeto de pesquisa científica aplicada, que visa contribuir de forma concreta para o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

A proposta foi apresentada pelo biólogo e empresário Nelson Pagno Moreira, com apoio das empresas Dedetizadora Brio Limp, Unidomi Saúde Ambiental e Casa do Veneno, e traz a sugestão de realizar, no Cemitério Público Municipal, uma análise da eficiência do produto Actellic® 300 CE (Syngenta) na eliminação de focos do vetor.

Com cronograma previsto entre os dias 14 de abril e 20 de maio, o projeto prevê etapas de diagnóstico, aplicação controlada e avaliação dos resultados, respeitando protocolos técnicos e segurança ambiental. A pesquisa será realizada sem custos ao município, sendo integralmente financiada pela iniciativa privada, com apoio institucional do CRBio-07 – Conselho Regional de Biologia da 7ª Região.

Além de buscar soluções com base em dados concretos, a iniciativa valoriza o ambiente municipal como espaço de desenvolvimento científico, contribuindo diretamente com o bem-estar da população.

Participam do projeto profissionais com ampla experiência técnica:

                •             Nelson Pagno Moreira – biólogo, especialista em Gestão Ambiental

                •             Dra. Clair Aparecida Viecelli – bióloga supervisora técnica

                •             André Chaves – biólogo, setor de pesquisa da Syngenta

                •             Frederico Grigoletto – médico veterinário

                •             Paulo Fernando Bueno – engenheiro agrônomo

A iniciativa também solicita o acompanhamento de um servidor público municipal para garantir total transparência no processo e registrar todas as fases da aplicação.

Este projeto reforça como a união entre ciência, poder público e setor privado pode gerar conhecimento e impactar positivamente a saúde da comunidade.

Na foto, Nelson Pagno Moreira entrega o projeto de pesquisa científica ao Chefe de Gabinete do Município de Santo Antônio do Sudoeste, Júnior Lima.

Da Assessoria