Entre os envolvidos, o ex-deputado Evandro Roman foi gravado oferecendo retornos de até 30% em licitações
fraudulentas
Reportagem do Fantástico revelou um esquema de corrupção envolvendo atas de registro de preços, utilizadas para compras públicas. Corretores manipulam valores e direcionam licitações, garantindo “comissões” ilícitas a empresários e agentes públicos.
Entre os envolvidos, o ex-deputado Evandro Roman foi gravado oferecendo retornos de até 30% em licitações fraudulentas. Outro intermediário, Jaqueson Espíndola, afirmou atuar em todo o país com 220 mil atas, usando estratégias para eliminar concorrência e superfaturar produtos.
A fraude já custou milhões aos cofres públicos, com investigações em andamento. Prefeituras que aderiram ao esquema enfrentam problemas, como ambulâncias inadequadas compradas por atas irregulares. Os acusados negam participação em crimes.
Evandro Roman promete se pronunciar hoje às 18h em live a respeito do assunto. E em grupos de whatzapp disse que está com ‘sangue nos olhos’, mas não explicou o motivo. Deve ter sido provocada sua ira pela ‘inocência’ de ter falado abertamente sobre o modus operandi da quadrilha, ao pensar que estava falando com intermediário de prefeitos mordedores, deixando inclusive cópia de atas ao interlocutor que era na verdade um repórter da Rede Globo. É esperar para ouvir o que o ex-árbitro da Fifa e ex-deputado federal vai dizer.