Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação Dólar

Carregando...

O Brasil enfrenta escassez de democracia, aponta Dr Luiz Fernando Pereira

O novo presidente da OAB Paraná, Luiz Fernando Casagrande Pereira, foi direto ao ponto da crise brasileira ao palestrar na Semana da Calourada, promovida pelo Centro Acadêmico Hugo Simas, da UFPR

O novo presidente da OAB Paraná, Luiz Fernando Casagrande Pereira foi direto ao ponto da crise brasileira ao palestrar na Semana da Calourada, promovida pelo Centro Acadêmico Hugo Simas, da UFPR, que teve como tema central os 40 anos da redemocratização do Brasil.

“O teor de democracia é reduzidíssimo desde sempre. Na Primeira República não tivemos eleições verdadeiramente democráticas”, afirmou ele, lembrando que nesse período houve o impeachment de Fernando Collor e Dilma Roussef, duas ameaças concretas de afastamento de Michel Temer, a prisão de Luiz Inácio Lula da Silva e agora a ameaça de prisão de Jair bolsonaro. “Convenhamos, são 40 anos agitados”, resumiu.

Citações foram feitas pelo presidente da OAB Paraná, Pereirinha como é conhecido o respeitado causídico, uma delas que está no livro “Como as democracias morrem”, mostrando que o Brasil apresenta duas vulnerabilidades que podem dar ensejo a um processo de erosão democrática ou até a um golpe. “Dizem os autores que para garantir a democracia é necessário tolerância política entre os adversários e confiabilidade no sistema de votação e apuração. Vivemos aqui absoluta intolerância, com adversários que se tratam como inimigos, e personalidades que conseguiram minar, tal como Donald Trump nos Estados Unidos, a confiança no sistema eleitoral. Hoje 85% dos eleitores de Bolsonaro acreditam que a eleição em 2022 foi fraudada. Esses dois elementos são riscos enormes. Riscos que são fruto da irracionalidade”, afirmou Luiz Fernando Pereira, referindo-se ao discurso da direita radical que não acredita na confiabilidade do sistema eleitoral brasileiro.

Da Redação