Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação Dólar

Carregando...

Paraná vai sediar a primeira fábrica de nanofertilizantes do Brasil

Picture of Por:  Sérgio Ricardo

Por: Sérgio Ricardo

Empreendimento será instalado em Campina Grande do Sul pela IFFCO, a maior cooperativa agrícola da Índia e uma das maiores do mundo. Após entrar em operação, em outubro, a fábrica vai produzir insumos agrícolas mais eficientes para todo o mercado brasileiro, reduzindo a dependência de importações.

O diretor de Setor Público em Google Cloud para a América Latina, Milton Larsen Burgese, salientou que o Paraná é exemplo de aplicação da IA no poder público. “Buscamos esse tipo de parceria para que a gente consiga entregar valor à população. De nada vale ter soluções maravilhosas, um poder de computação quase interminável se não temos casos práticos de uso, para que a gente consiga realmente entregar valor para os cidadãos. A parceria que temos com o Paraná, sem dúvida alguma, é um ponto de destaque dentro da nossa estratégia como Google Cloud”, finalizou.

EDUCAÇÃO

Entre as soluções desenvolvidas pela parceria e que foram acessadas pelos estudantes está a Plataforma LIA, focada em melhorar a capacidade de leitura de crianças do 2.º ano do ensino fundamental da rede municipal e que já vinha sendo testada nas escolas, alcançando 30 mil estudantes na fase piloto. O objetivo é aumentar a proficiência dos alunos com a língua portuguesa.

A tecnologia será viabilizada em regime de colaboração entre o Governo do Estado e municípios, no âmbito do programa Educa Juntos. Com previsão inicial para alcançar cerca de 1,3 mil estudantes, o programa será implementado após avaliação censitária em municípios ainda a serem definidos e será incorporada definitivamente nas escolas ainda no primeiro semestre deste ano.

Ainda na educação, a IA também está sendo utilizada para o aperfeiçoamento da redação, proporcionando feedbacks automatizados e o aprimoramento das habilidades de escrita. Cerca de 120 mil estudantes do 3º ano do ensino médio vão ser beneficiados pela plataforma, em um momento em que muitos deles prestam vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que demanda habilidades de escrita para uma boa nota.

Segundo o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, as soluções construídas com o Google trarão resultados ainda melhores na aprendizagem. “No ensino médio, o uso de IA será para corrigir redações dos estudantes. Hoje o Paraná já produz seis milhões de redações por ano. A inteligência artificial vai ajudar os professores na correção, ou seja, o tempo que ele tinha que ler um monte de redações, agora a própria inteligência artificial faz isso de forma muito rápida”, explicou.

“Para a rede municipal, o uso da inteligência artificial ajudará na fluência da leitura das crianças de 8 anos. O Paraná já tem o segundo maior indicador em fluência do Brasil, praticamente 80% das crianças que concluem o segundo ano saem alfabetizadas, lendo, e agora, com essa ferramenta, será um grande apoio para as redes municipais”, complementou.

RECURSOS

Três soluções que utilizam IA foram apresentadas em outubro de 2024, durante o evento “Potencial da Inteligência Artificial no Serviço Público”, voltado aos servidores públicos, em fases piloto.

A autobiometria facial é uma delas. Lançada pelo Detran-PR durante o Verão Maior Paraná, o serviço visa atualizar o banco de imagens de cerca de dois milhões de paranaenses que estão com fotos antigas, de mais de 10 anos, na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O condutor que precisar realizar a atualização da foto poderá fazê-lo pelo aplicativo Detran Inteligente, disponível nos sistemas Android e iOS e que foi atualizado para a nova funcionalidade.

Já na área de infraestrutura, uma das maiores obras da história do Paraná, a Ponte de Guaratuba também conta com o uso de IA, por meio do chatbot “Fale com a Ponte”, que responde às principais dúvidas sobre a estrutura, dando mais transparência sobre o andamento das obras para a população.

Para aposentados e pensionistas da Paranaprevidência, os processos de recadastramento e prova de vida passarão a utilizar IA na atualização do cadastro de beneficiários e manutenção dos benefícios. Atualmente o processo já pode ser realizado pelo aplicativo da instituição. A novidade é que no momento da atualização, a foto a ser tirada pelo cidadão será comparada com o banco de dados do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR), da Polícia Civil. A medida confere mais segurança ao usuário e diminui o risco de fraudes.

A Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR) também conta com um projeto fruto da parceria com o Google. O Data Lake reúne dados estratégicos da instituição, incluindo informações sobre os assistidos, processos judiciais, movimentações processuais, protocolos internos, recursos humanos e indicadores. Esses dados são armazenados de forma centralizada no sistema, permitindo que diferentes setores da instituição trabalhem com as mesmas informações. Isso facilita a elaboração de painéis de Business Intelligence (BIs), relatórios e o monitoramento da eficiência e gestão da DPE-PR.

O recurso também será utilizado para aprimorar os serviços prestados ao cidadão. Ao organizar e centralizar os dados dos atendimentos, defensores e servidores terão acesso rápido e unificado ao histórico de cada assistido. Com informações bem estruturadas, o tempo de resposta será reduzido, diminuindo filas e tornando o atendimento mais ágil e eficaz. Além disso, permitirá a expansão digital dos serviços, viabilizando a criação de plataformas online de suporte jurídico. Trata-se de um primeiro passo concreto para a implementação efetiva da Inteligência Artificial na instituição.

IA NO SERVIÇO PÚBLICO

O Governo do Estado realizou um diagnóstico com as secretarias para verificar se e como está sendo utilizada a inteligência artificial no setor público, além das principais demandas e necessidades. O levantamento resultou em 51 alternativas de uso da IA em diversas áreas. Até o final de 2025, a expectativa é de que 30 delas estejam em funcionamento e disponíveis para a população.

PARCERIA

 A parceria entre o Estado e o Google vai além do desenvolvimento de soluções com inteligência artificial. A gigante da tecnologia também disponibilizou licenças para estudantes das universidades estaduais em uma variedade de cursos gratuitos do Google Cloud Learning, plataforma educacional para o ensino de tecnologias de computação. O mesmo foi feito com estudantes de cursos profissionalizantes de colégios estaduais e bolsistas do programa Talento Tech.

PRESENÇAS

Participaram do lançamento dos serviços com IA o secretário da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Alex Canziani; os deputados estaduais Paulo Gomes e Márcia Huçulak; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; além de vereadores e lideranças locais.